Em 8 dias, foram 1632 km percorridos, 4 cidades, 10 apresentações e 3.547 pessoas atendidas por nosso projeto “Um Fusca em Cons(c)erto nas estradas do sudeste”, graças ao Prêmio Funarte Artes na Rua 2013. Ora com motor funcionando, ora sendo rebocado por nossa Doblô, o Fusca percorreu bravamente os trajetos previstos.

Nosso público foi bem diverso: diferentes idades em apresentações que aconteceram de manhã, à tarde e à noite. Em Resende fomos recebidos pelo pessoal da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda no Parque Tobogã. Algumas professoras assistiram às três apresentações, com alunos durante a semana e depois trazendo a família no sábado. Quando o Fusca saiu andando para realmente ir embora, crianças e pais que estavam nos brinquedos do parque acenaram e gritaram empolgados, despedindo-se de nós. Em Volta Redonda nos maravilhamos com a imensa quantidade de público que atingimos nas três sessões. Em uma única apresentação havia 1200 pessoas, verdadeiro estádio de futebol.

Toda a equipe do Centro Cultural Fundação CSN se desdobrou para que nosso projeto se realizasse com o máximo sucesso. Em Juiz de Fora, no Colégio de Aplicação da UFJF, encontramos crianças e adolescentes interessados em circo e música que nos acompanharam e auxiliaram desde a chegada até toda desmontagem e partida. Em Belo Horizonte fechamos com chave de ouro nossa turnê. Parecia que já conhecíamos toda a equipe que nos recebeu com tanto carinho e gentileza. Os professores de arte do Centro Pedagógico da UFMG mostraram-se interessados por todos os detalhes de nossas traquitanas sonoras, cenográficas e teatrais. Isto se refletiu na interação dos alunos com os artistas.

Foram muitas perguntas, principalmente dos adolescentes, fotos eagradecimentos pelo encontro acontecido. Finalizamos nosso trabalho com o doce sabor da missão cumprida e a vontade de reencontrar parceiros tão queridos em novos desafios e projetos.

 

Comentários